Chefes de Estado reafirmam importância do acordo-quadro

Chefes de Estado reafirmam importância do acordo-quadro

Luanda - Os Chefes de Estado reafirmaram a importância do acordo-quadro como o mecanismo mais adequado para a resolução pacífica da crise e conflito no Leste da RDC, salvaguardando a sua soberania e integridade territorial como condição indispensável para o desenvolvimento económico e social deste país, a paz, segurança e estabilidade na região e para o processo de integração regional, refere o comunicado final do encontro Tripartido dos lideres de Angola, África do Sul e Congo Democrático.




De acordo com o documento a que a Angop teve acesso, hoje sábado os três presidentes, reunidos sexta-feira, em Luanda, apelaram ao respeito dos engajamentos assumidos por uns e por outros e nesse sentido e condenaram as ameaças que as forças negativas continuam a fazer sobre as populações civis, nomeadamente na cidade de Goma (RDC) e arredores.
Os Chefes de Estado de Angola, (José Eduardo dos Santos), da África do Sul (Jacob Zuma) e da República Democrática do Congo (Joseph Kabila), testemunharam a assinatura do Memorando de Entendimento entre os respectivos países que cria o mecanismo Tripartido de diálogo e cooperação, tendo em conta os interesses comuns entre as partes e a necessidade de estabelecer uma cooperação estratégica para consolidar a segurança, estabilidade e cooperação económica.
"Os Presidentes de Angola e da África Sul reiteraram o seu apoio aos esforços do Presidente  Joseph Kabila e do seu Governo na busca da paz, estabilidade e desenvolvimento da RDC", ressalta o comunicado.
Tendo em conta a vontade expressa pela CIRGL e a SADC de realizar uma Cimeira conjunta em Luanda, República de Angola, para analisar a implementação do Acordo- Quadro, os Chefes de Estado apoiaram esse projecto e manifestaram o desejo de que o mesmo se realize quanto antes possível.
Segundo o documento os Presidente José Eduardo dos Santos, Jacob Zuma e Joseph Kabila, manifestaram a sua profunda preocupação com a escalada de violência que se regista na República Árabe do Egipto.
Neste sentido, os três lideres apelaram às autoridades de transição no Egipto, particularmente as forças de segurança para agirem com moderação. Apelaram igualmente à União Africana e à Comunidade Internacional a continuar a jogar um papel activo na resolução da crise que prevalece neste país.
A cimeira visou a implementação do Acordo-Quadro para a paz, estabilidade e cooperaçãona RDC, assinado no passado dia 24 de Fevereiro do ano em curso em Addis Abeba, capital da Etiopia.
O encontro inscreveu-se no âmbito dos esforços internacionais desenvolvidos ao nível das Nações Unidas, da União Africana, da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos e da Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Austral, visando estabilizar a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
fonte : portalangop
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário