Angola: Jacob Zuma e Joseph Kabila deixam já Luanda
Luanda- Os Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, deixaram já Luanda de regresso aos seus países, depois de terem participado, esta manhã, na Cimeira tripartida
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiros, os dois estadistas receberam cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores Georges Chikoti e de outros membros do executivo.
Durante a manhã de hoje, os três chefes de Estado, de Angola, José Eduardo dos Santos, da África do Sul, Jacob Zuma, da RDC, Joseph Kabila, estiveram reunidos com uma agenda de trabalho, onde o ponto central foi a análise da situação política prevalecente da República Democrática.
A referida Cimeira culminou com assinatura, pelos ministros das relações exteriores dos três países de um memorando de entendimento tripartido sobre o estabelecimento do diálogo e da cooperação entre os governos.
O entendimento, rubricado por Georges Chikoti (Angola), Maite Nkoana Mashabane (África do Sul) e Raymond Tshibanda (RDC), define a cooperação entre as partes na área de formação das forças armadas e da polícia da República Democrática do Congo.
O acordo prevê, no domínio económico, questões relacionadas com os portos do Lobito (Angola) e de Durban (África do Sul), bem como com a barragem hidroeléctrica do Inga (RDC).
A cimeira tripartida realizada hoje em Luanda surge no seguimento de uma outra realizada a 12 de Março do ano em curso, na capital angolana.
A 12 de Março Angola, África do Sul e RDC criaram o mecanismo tripartido de relação e cooperação conjunta.
Trata-se de uma estrutura para consolidar a paz na região dos Grandes Lagos e salvaguardar as condições favoráveis à aplicação do Acordo Quadro para a Paz, Estabilidade e Cooperação na RDC, assinado em 24 de Fevereiro (2013) em Addis Abeba, na Etiópia.
fONTE : portalangop
ConversãoConversão EmoticonEmoticon