Secretário de Estado apela jovens a assegurarem empreendedorismo para desenvolvimento do país

Secretário de Estado apela jovens a assegurarem empreendedorismo para desenvolvimento do país

Uíge - O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Sebastião Lukinda, apelou neste final de semana, na cidade do Uíge, os jovens da região e não só a assegurarem o empreendedorismo com vista a evitar a importação de produtos e abrir uma via para o desenvolvimento sustentável de Angola


Sebastião Lukinda fez tal pronunciamento quando falava no acto de abertura da formação de 98 jovens, sobre capacitação empresarial, serviços de intermediação da procura e oferta da mão-de-obra.
“O emprego é uma variável importante porque visa garantir uma contribuição coesa numa determinada localidade. Daí que cada um, ao seu nível, vai desenvolver e procurar reduzir cada vez mais a importação dos produtos”, referiu.
Sebastião Lukinda avançou que para atingir tal intenção é necessário primeiro captar investimento e promover a criação de novos postos de trabalho, tendo adiantado que o empreendedorismo é desenvolvido por programas criados através de novas ideias que ajudam o trabalho individual e não só.
Por sua vez, o formador e membro da Direcção Nacional de Trabalho e Formação Profissional, Manuel Mbangui, esclareceu que através da estrutura de incubadora de empresa que se encontra dentro da infra-estrutura do “CLESE”, será possível numa primeira fase contarem com apoio de consultores especializados em várias vertentes de contabilidade jurídica.
Disse que a prioridade do centro recai para os jovens que terminam o ensino médio, bem como os de nível superior que, entre vários benefícios, para além da capacitação empresarial, terão depois do término da formação um  certificado reconhecido pelo INEFOP e quite do empreendedor que será composto por computador, bateria solar e outros meios.
A ser orientada pelo Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Empresa (CLESE), a formação terá a duração de três meses, assegurada por seis formadores que, entre outros temas, vão administrar o “empreendedorismo”, “criação de negócios”, “gestão financeira”, “marting e vendas”, bem como “tecnologia de informação” e “elaboração de planos de negócios”
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário