Rei da Suécia convidou todos para dançar no palácio real
O rei da Suécia, Carlos Gustavo XVI, convidou a população a dar um passo de dança no palácio real, para assinalar os 40 anos de reinado, que nos últimos tempos ficou marcado por várias polémicas e escândalos.
A Suécia tem estado, neste fim-de-semana, a assinalar o aniversário real com várias iniciativas, que incluem um concerto e um baile aberto a toda a população.
Herdeiro da coroa desde os quatro anos, Carlos Gustavo XVI subiu ao trono com 27 anos ainda antes de casar com Silvia, alemã, de quem teve três filhos, entre eles Victoria, a sucessora à coroa.
Interessado pelo ambiente, pela tecnologia e pelos automóveis, Carlos Gustavo tem uma função meramente representativa na Suécia, mas protagonizou várias polémicas nas últimas décadas.
A publicação de uma biografia revelou alegadas infidelidades e presenças comprometedoras em espaços noturnos, o que motivou os suecos a defenderem que Carlos Gustavo devia abdicar para a filha Victoria.
Ainda hoje, 60% da população apoia a passagem de testemunho do rei para a herdeira, com 36 anos, de acordo com uma sondagem divulgada em janeiro.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon